sábado, 19 de setembro de 2009

Eu só quero amoras...
Sabe aquelas pesquisas que você só ouve, vê ou lê os resultados? Os jornais divulgam números que, muitas vezes, nos surpreendem e dão conta de uma totalidade brasileira. Porém, nós nunca fomos entrevistados. Pelo menos eu não conheço ninguém que tenha respondido.

Esta semana eu pude comprovar que estas pesquisas não refletem tão bem a realidade. O nosso excelentíssimo Presidente da República, Luiz Inácio LULA da Silva veio a Curitiba para participar da solenidade de posse do primeiro juiz cego do Brasil. Calma!! Não se trata de um juiz qualquer de futebol. Mas sim de um magistrado de verdade. O Desembargador do TRT do Pr, Ricardo Tadeu Marques da Fonseca. Se bem que eu ainda prefiro o doutor Ricardo apitando os jogos dos times paranaenses contra os paulistas e os cariocas. Mesmo cego ele seria mais justo.

Mas eu comentava que descobri a manipulação das pesquisas. Há tempos que vemos índices acima de 70% de satisfação do povo brasileiro para com o bom e velho companheiro Lula. Eu pergunto: um homem semi-analfabeto que chegou a Presidência da República e lá está por quase oito anos, e que, segundo as tais pesquisas, tem 70% de aprovação, poderia passar despercebido por algum brasileiro com mais de dez anos de idade?

Ao sair da cerimônia de posse do doutor Ricardo – após um discurso redundante que de bom só tinha a demonstração contrária ao preconceito contra pessoas com algum tipo de deficiência -, apenas uma dúzia funcionários dos correios aguardavam a passagem do ex-sindicalista e promotor de greves, Lula, para pedir R$ 300 de aumento no piso salarial. Nós, jornalistas, também aguardávamos na porta da garagem pra ver se algo acontecia. Até que um jovem roubou a cena e coroou a noite.

Havia uma grade de ferro colocada no início da calçada para evitar que as pessoas chegassem próximo ao popular e querido presidente. Uma grade de pouco mais de um metro de altura. Além de policiais militares ao longo de toda a extensão da, digamos, cerca. De repente um jovem, aparentemente com algum tipo de deficiência psicológica, resolveu subir na tal grade. Imediatamente os policiais o impediram. Teimoso, o rapaz tentou outras vezes, e era sempre empurrado para o lado de trás da grade. Até que os policias começaram a ficar irritados e acabaram por irritar, também, o pobre jovem, que começou então a gritar com os PM`s. “ME SOLTA! EU NEM SEI QUEM É ESSE TAL DE LULA. EU SÓ TO QUERENDO PEGAR AS AMORAS. EU SÓ QUERO PEGAR AMORAS!!!.”

O curioso é que ele não estava bêbado ou drogado. Tão pouco estava mentindo. Há na calçada da Rua Vicente Machado, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho, um belo pé de amoras. O garoto viu naquele momento uma oportunidade única de pegar as melhores amoras, aquelas que ficam bem no alto e que só poderiam ser alcançadas com a ajuda da grade da segurança do Presidente da República. Foram necessários cinco policiais para impedir que o garoto subisse na grade do presidente para colher as frutas. Mas que mal há em pegar algumas amoras?

Como diz o Luiz Megale nas tardes de sábado da rádio BandNews FM: "É Brasil que não acaba mais..."

Nenhum comentário: