segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Preso de confiança?

Já que eu voltei vou dividir com vocês a minha completa indignação com a segurança pública no meu estado, o Paraná. A situação das nossas delegacias é simplesmente RIDÍCULA. Celas superlotadas e fugas são constantes. E pior; somos frequentemente motivo de piadas.

Um delegado de Ivaiporã, região norte do estado, fez um acordo com os presos. Para “aliviar” a superlotação da delegacia, que tem capacidade para 50 presos e mantém sob custódia 125 “sujeitos”, o delegado deixa as celas abertas para que os presos se espalhem pelos corredores. A condição era simples: eles não podiam fugir.

Durante um ano o acordo foi respeitado. Porém, nos últimos dias os presos se tocaram que eles são criminosos. E criminosos não respeitam acordos com a lei. Então começaram as fugas. Na primeira leva foram três. Só para testar o acordo. Como a fuga não deu em nada e acordo continuou, no último fim de semana, a debandada foi maior. 14 bandidos renderam um preso de confiança no momento em que ele levava pães para as celas, e saíram tranquilamente pela porta da frente. Opa! Pera lá! Preso de confiança?

Se eu parasse de contar aqui já seria uma notícia que ridiculariza a atual gestão da segurança pública no estado. Mas o pior ainda está por vir.

Como eu estava de plantão na rádio neste domingo, entrei em contato com a delegacia de Ivaiporã para saber mais detalhes da fuga, e possíveis recapturas. Para minha surpresa, eis que atendeu a ligação o tal preso de confiança. E bota confiança nisso heim. Acredito que o preso deva até buscar os filhos do delegado na escola. Aliás, se o preso atende ao telefone, imagino que ele, também, deva efetuar ligações quando bem entender. Afinal, pra quê se arriscar tentando entrar com celular na cadeia se basta ser preso de confiança pra ligar do telefone fixo, da mesa do delegado, e melhor, por conta do povo.

Eu fico me perguntando o quê ainda mantém o senhor Luiz Fernando Delazari à frente da Secretaria Estadual de Segurança. O quê ele tem de tão especial que o senhor Roberto Requião, governador do estado, não mexe nesta pasta. Duas opções: os lindos olhos ou o rabo preso.

Por muito menos, um confronto entre policias militares com arruaceiros sem terra no interior do Rio Grande do Sul, o comandante da PM e o Secretário de Segurança daquele estado foram imediatamente substituídos. Mas aqui no Paraná não. Aqui vale a lei da arrogância. Vale a falácia do governador na tal “escolinha de governo” toda terça-feira na tv educativa. Enquanto eles ficam pintando e fazendo bonecos com massinha na escolinha, o povo balança a cabeça com o nariz torcido a cada situação ridícula que temos que engolir.

Nenhum comentário: