segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Seleção natural

Certa vez um sábio amigo discorria uma sobre uma teoria que ele chamava de “seleção natural” baseada em supostos códigos e segredos religiosos e metafísicos. Segundo a teoria citada por ele, em um ano bastante próximo, o universo faria uma seleção natural de pessoas aptas a habitar o planeta terra. Estas pessoas, que segundo a explicação seria algo próximo de um terço da população atual do mundo, teriam uma espécie de segunda chance para recomeçar e reorganizar o planeta. Uma outra informação curiosa em relação a tal teoria, é que esse “fenômeno” não acontecerá como prevêem os crentes no apocalipse, através de uma bola de fogo. Segundo meu caro amigo, trata-se de vários eventos que irão acontecer até a citada data.

Bom, você deve estar imaginando que este texto pretende discutir o fanatismo religioso ou as supostas previsões em relação ao fim do mundo. Não! Mas faço uso disso para refletir sobre um comportamento cada vez mais comum em todo o mundo. O suicídio.

Além do crescimento assustador da violência nas grandes cidades, das guerras e ataques terroristas, e ainda, das grandes catástrofes naturais e acidentes que tiram centenas de vidas em um curto espaço de tempo, o suicídio está despertando a atenção de especialistas em comportamento. É cada vez maior o número de pessoas que tiram a própria vida, com destaque especial para adolescentes.

Recentemente uma revista publicou a história de um garoto de 16 anos que se matou e transmitiu a sua morte pela internet, através de uma comunidade virtual de suicidas. A principio o caso deste jovem poderia ser apenas uma espécie de manipulação macabra, um jogo em que ele se deixou levar e perdeu. Mas lendo com mais atenção à história de vida dele, mesmo que curta, é possível extrair possíveis informações sobre a raiz do problema.

Neste domingo, um jovem aparentemente sem problemas psíquicos, colocou em risco a vida de dezenas de pessoas, dirigindo em alta velocidade no sentido contrario da Rodovia Castelo Branco, em São Paulo, sem desviar de ninguém, até atingir um caminhão e morrer. Ambos os casos são chocantes e impressionantes, se assemelhando as melhores cenas de ação dos filmes americanos.

O mundo está cada vez mais cheio, e as pessoas estão cada vez mais intolerantes umas com as outras e, muitas vezes, consigo mesmas. A vida se tornou muito árdua e cheia de responsabilidades individuais impostas cada vez mais cedo, sem que os indivíduos formem uma opinião madura.

Se o meu amigo está certo ou não em relação as premunições eu não posso afirmar. Mas, que o mundo moderno está contribuindo para que as pessoas se eliminem, isso talvez seja um fato.

Nenhum comentário: