quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Eu quero morar num shopping center

Numa cidade como São Paulo, existe aproximadamente oitenta shoppings centers. Se você mora numa cidade pequena, do interior de algum estado onde tem apenas um shopping center, deve estar pensando que esse número é muito alto. Mas para a capital brasileira dos negócios e dos imigrantes, esse número é insuficiente para atender uma população de 11 milhões de habitantes. Seria algo em torno de 140 mil pessoas para cada shopping.

Ainda assim, estes estabelecimentos impressionam pela evolução dos seus serviços. Outro dia eu caminhava pelo maior e mais completo shopping center do Brasil, o Shopping Iguatemi, em São Paulo. Além de observar o comportamento das pessoas, comecei a refletir sobre a estrutura daquele lugar que, até bem pouco tempo, era apenas sinônimo de compras e, na maioria, de roupas. Sapatos, bolsas, roupas e jóias ainda predominam, obviamente, mas hoje estes produtos disputam o bolso dos consumidores com muitos outros serviços.

Primeiro veio a gastronomia, que no início eram apenas “lanchinhos” e agora já se pode comer melhor que em muitos centros gastronômicos do mundo. Em seguida, salas e mais salas de cinema, teatro, shows, centro de estética, bancos, hotéis, academias, parque de diversões, e sei lá mais quantos outros pequenos serviços e produtos incorporaram estes estabelecimentos.

Num determinado ponto, olhando tudo que este shopping tem a oferecer, e observando as expressões nos rostos das pessoas, felizes mesmo sem comprar ou usufruir, apenas extasiados por poderem ver tudo isso, sentir o cheiro, sonhar... eu cheguei a conclusão de que o melhor e mais seguro lugar pra se morar em São Paulo é o Shopping Iguatemi. Violência zero, ninguém vai te atropelar lá dentro, pelo menos não de carro, a temperatura vai estar sempre agradável, não tem trânsito e todos sempre te darão bom dia. Ah! E de quebra ainda poderia virar roteiro de um filme com o Tom Hanks.

Nenhum comentário: