quarta-feira, 13 de maio de 2009

As favas com o foro privilegiado

Eu não sei o que me irrita mais. Um deputado que mal saiu dos cueiros, com mais de trinta multas, a maioria delas por excesso de velocidade e que causa a morte de duas pessoas inocentes no trânsito, ou a hipótese dele poder contar com o tal foro privilegiado para responder pelo assassinato que cometeu.

Agora, deve-se lembrar que o caso do deputado paranaense Fernando Ribas Carli Filho, que matou duas pessoas num acidente aonde ele vinha com seu “carrão” abarrotado de air bags a 190 km por hora, não é o único caso de crime de trânsito onde as únicas pessoas que pagam são as vítimas e os familiares.

Crimes de trânsito no Brasil são tratados com menos rigor do que as próprias penalidades aplicadas por estacionar de forma irregular no centro da cidade. Eu ouso a desafiar qualquer um que tenha um caso real em que o causador de uma morte no trânsito tenha pago pelo seu crime. Abro aqui o espaço para qualquer promotor ou juiz que tenha aplicado uma pena digna de diminuir a dor de uma mãe, de um pai, ou de um filho que teve seu ente arrancado pela irresponsabilidade de um criminoso.

Eu descrevo um caso de impunidade que já se arrasta há dez anos. Em abril de 2000, uma motorista chamada Ângela Proença de Oliveira, dirigia o seu Peugeot 206, bêbada e em alta velocidade por uma rua de Curitiba as 5hs da madrugada de um domingo. Furou um sinal e bateu num Versailles. Saldo do “acidente”: duas mortes. Dois garotos de pouco mais de 18 anos. Como se nada tivesse acontecido, ela entrou em outro carro e foi para casa, esperou amanhecer e foi até uma delegacia para prestar queixa de roubo do seu carro.

Anos depois, e com muito empenho da família e de um escrivão de polícia de trânsito, o inquérito foi concluído e comprovado que a anta, ou pior, a Ângela era a motorista que causou o acidente. Porém, de nada adiantou o polícia ter feito o trabalho dela se a justiça não faz o seu papel. Até onde se sabe, a causadora é chamada a prestar esclarecimentos mas, simplesmente, alega estar com problemas de saúde e não comparece. E nada acontece. E nunca vai acontecer porque crimes de trânsito são tratados com desleixo no Brasil. E mesmo que ela comparecesse, no máximo iria ter que pagar cestas básicas ou fazer algum serviço social mal feito.

Qual a diferença entre tirar uma vida com um tiro de pistola no sinal, ou num ato irresponsável dirigindo um carro? Pelo menos o bandido é assumidamente um bandido. Talvez seja até mais digno do que esse deputado ou essa marginal do volante. As favas com esse papo de foro privilegiado.

14 comentários:

Anônimo disse...

E amigo, eu conheci bem essa pessoa(se e que se pode chamar um ser desclassificado como esse de pessoa). A ultima que fiquei sabendo dela, e que mudou inclusive de nome, passando a chamar-se apenas, Angela Proenca, para c certeza conseguir emprego com carteira, pois, havia algum tempo dps de tal acidente, ter sido demitida por apropriacao indebita, da empresa onde trabalhava o Banco Real, hoje Santander. Hj trabalha na Equatorial Vida e sei la o q. Niente aconteceu....O q fazer?

Anônimo disse...

Não concordo com tantos absurdos escritos, também sei quem e e para mim isso e uma puta dor de cotovelo de quem não temo que fazer com sua vidinha inútil...

Anônimo disse...

vc deve ser da mesma laia dessa desclassificada, e com certeza a vida de um cachorro sarnento de rua eh bem mais util que a de vcs. E vao se preparando que logo, logo, vcs deverao prestar contas, nao conosco, ou a sociedade, mas no inferno, pois sera o unico lugar que lhes aguarda. Ah, e duvido que saiba que escreveu, pois sao muitos os que te odeiam.

Anônimo disse...

bebada continua ate hj, basta ver a foto da "fofa" que saiu na tribuna, durante um show do D2 em caioba, arghh...

FC disse...

espero que um dia sinta na pele o que sentiu a familia desses meninos, e eles proprios, ja que quem sabe, poderiam ter sido salvos e a "anta" (perdao ao animal)nao foi capaz nem de ligar para os socorristas......

Anônimo disse...

Essa mulher, que agora assina apenas como Angela Proença, porque durante as investigações do acidente, além de ter sido comprovadamente apontada pela polícia como causadora da morte dos dois garotos, também teve seu caso extra conjugal descoberto pelo seu ex-marido e isso foi fundamental para a elucidação do CRIME DE HOMICÍDIO COM DOLO EVENTUAL.

Acredito fielmente que essa pessoa anônima que a defende, deva ser ela mesma. Por isso vou aproveitar para mandar um recado. Ontem eu chorei debruçado no caixão do meu irmão. Hoje eu dou gargalhadas ao ler a sentença do TJ-PR, condenando ANGELA PROENÇA a 4 NOS DE PRISÃO. Além de já ter dado muitas risadas quando soube da humilhação que você passou quando seu ex-marido descobriu que você estava grávida de outro homem. (kkkkkk)

Infelizmente, no Brasil, crimes de trânsito não mantém os criminosos na cadeia. E a pena foi transformada em serviço social e pagamento de multa, que a Angela Proença, pediu parcelamento e, claro, criminosa como é, não paga a mais de um ano as parcelas.

Não gostou? VAI TOMAR NO CÚ!!!! GORDA!!!

Robson

Anônimo disse...

A PESSOA QUE A DEFENDE C CERTEZA E ELA MESMA, POIS NOTEM QUE EM SEU TEXTO, ELA CITA SUA ATIVIDADE PROFISSIONAL....KKKKKKKKKKK

El disse...

essa vaca vai com certeza suplicar perdao pelo q fez, nem q seja no final de sua mediocre vida...

PATRÍCIA disse...

CARREGAR DUAS MORTES SÓ NAO DEVE PESAR NA CONSCIÊNCIA DE UMA PESSOA MAL CARÁTER E DOENTE, COMO DEVE SER ESSA TAL MOTORISTA

Anônimo disse...

UM DIA QUEM SABE, SINTA NA PELE O QUE SENTIRAM AS MAES DESSES GAROTOS.????

Anônimo disse...

NOSSA, SERA QUE EH A ANGELITA DA EQUATORIAL UNIMED/UNIODONTO? CREDO..

Anônimo disse...

Ela acha que meia duzia de novenas na Perpetuo Socorro, e sua alma sera salva, pobre coitada...

F.C. disse...

ja desconfiava q atras daquele sorrisinho, existia uma alma maligna, ordinaria e desonesta.

Anônimo disse...

Pelo comentario do Robson sera q ela sabe quem e o pai?????? Pelo amor, q vagaba!!!!!!