sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Uma epidemia de hipocrisia

Eu tenho recebido muitos e-mails de leitores falando sobre o presente e o futuro do comportamento das pessoas no mundo. Um deles, semanas atrás, de uma leitora brasileira que reside em Israel, me perguntava o que eu considerava pior na sociedade atual: a violência urbana, a guerra, a pobreza ou a devastação ambiental?

Eu costumo responder todos os e-mails que eu recebo. Porém, esta leitora me pôs em cheque imediato. Na ocasião respondi apenas que me desse um tempo para refletir cada um dos problemas por ela citados, a fim de não responder por emoção ou impulso.

Desde então, eu tenho observado cada acontecimento envolvendo estes quatro fatores, e suas conseqüências na sociedade.

Violência Urbana – Presente em todos os países. Alguns com menor índice e outros, como o Brasil, com números e casos alarmantes. O que se faz para combater: Discurso.

Guerra – seja ela civil ou militar, por ser de grande poder de destruição, este fenômeno atinge o mundo todo se instalando em pontos chaves e vulneráveis dos continentes. O que se faz para combater: Discurso.

Pobreza – Este preserva alguns países, mas ofende o mundo todo de tão vergonhoso que é, e pela tamanha diferença social entre os indivíduos. O que se faz para combater: Discurso

Devastação Ambiental – Este tema eu posso resumir em três frentes: poluição, desmatamento e geração de lixo. O que se faz para combater: Discurso.

Depois desta análise eu cheguei a uma conclusão e resolvi responder o e-mail da leitora publicamente através deste texto. Na minha opinião, nenhum destes problemas é o maior. A meu ver, o maior problema da sociedade atual é a HIPOCRISIA.

Se você está lendo este texto, concordando e, automaticamente, condenando os governantes por tanta hipocrisia. Desculpe desaponta-lo (a), mas esta epidemia atingiu todos nós. Crianças, velhos, jovens, mulheres, homens, ricos, pobres, negros, brancos, índios....TODOS!

Reflita se cem por cento das suas atitudes conferem com seu discurso.

*Se você leu o texto anterior, pode achar que estou sendo repetitivo quanto ao tema “hipocrisia”. Sim, estou. Foi o texto anterior que me levou a resposta deste.

Nenhum comentário: