sábado, 24 de maio de 2008

Nostalgia.com

Estados Unidos do Brazil, 33 de janeiro de 2060.

_Vô! Vô! Vô João Paulo!
_ Oi JP 321i. Que euforia é essa?
_ Vô, eu encontrei esse papel antigo e você está desenhado nele.
_ Isso é uma foto. Antigamente as fotos eram assim.
_ Ual!! E o que são essas coisas amarelas em cima da mesa?
_ São bananas.
_ Bananas? Mas banana não é aquele pó que vem dentro dos saches Microvitt®?
_ Sim. Hoje as frutas vêm em pó. Mas, antigamente elas eram colhidas de árvores e, no caso da banana, eram colhidas das bananeiras, plantadas nas florestas tropicais de mata atlântica.
_ F-R-U-T-A... F-L-O-R-E-S-T-A... Vô... essas palavras não estão no meu i-dictionary.
_Humm. Inclusive, esse símbolo aí no seu dicionário global de bolso era uma fruta. Uma Maçã.
_ Mas vô... se não existem mais árvores e frutas, como eles fazem o pó Microvitt®?
_ Pouco antes dos seus pais fazerem o download que trouxe você a este mundo, um garoto muito inteligente, formado nos Estados Unidos do Novo Mundo, descobriu uma forma de fazer alimentos, frutas, verdura e água em pó. Foi uma grande revolução para a humanidade, aclamada por todos, e que deu origem ao novo mundo.
_ Mas vô, agora eu me lembrei. Na minha escola tem uma coisa que a professora disse ser uma árvore. Ela disse, ainda, que é feita de um material moderno e tecnológico, chamado de poli...póli...póli...
_ Póliestileno.
_ Isso. Um tipo de plástico muito bom que dura milhares de anos e não precisa de cuidado algum. Está sempre lá e nós usamos para pendurar nossas mochilas e computadores.
_ Pois é JP, mas, antigamente, as árvores eram plantadas na terra e precisavam de cuidados que a própria natureza se encarregava de fazer, como chuvas, adubos e mudanças de temperaturas.
_ Isso era chamado de floresta?
_ Sim. A maioria das plantas e árvores nascia nas florestas.
_ E o que aconteceu com essas florestas?
_ Foram eliminadas. As pessoas já haviam deixado de gostar delas há algum tempo, então, quando o garoto inteligente dos Estados Unidos do Novo Mundo provou que não eram mais necessárias, as empresas e governos eliminaram as florestas para dar lugar a grandes condomínios. Aqui onde nós moramos, por exemplo, era uma floresta de mata atlântica.
_ E isso foi bom vô?
_ Eles disseram que seria muito bom para o progresso, pois uma bananeira abrigava no máximo dois macacos*, e no lugar dela caberia um edifício que iria abrigar milhares de seres humanos.
_ Agora deixa de conversa fiada sobre o passado. Deixa estas fotos aí e vamos para a sala de oxigênio que já está na hora de recarregar nossos pulmões.

*Macaco – espécie animal muito parecido com os seres humanos. Viveram milhares de anos e foram eliminadas juntamente com toda a fauna e flora do planeta.